Surto de cinomose está matando cães no Loteamento Colina em Capinzal

Um surto de cinomose em Capinzal tem preocupado profissionais da área veterinária. Ao todo dez cães foram atendidos no Loteamento Colina, sendo que cinco vieram a óbito.

A cinomose é uma doença infectocontagiosa causada por um vírus, altamente transmissível, que pode levar a morte ou deixar sérias sequelas no animal. Bastante agressivo e oportunista, ele atinge, principalmente, cães com o sistema imunológico enfraquecido, como filhotes e cachorros idosos ou cães que já estão debilitados devido a outras doenças.

De acordo com a veterinária Maria Eduarda Franco Scur, a situação é preocupante, uma vez que o vírus pode atingir até mesmo os animais que já foram vacinados.

Ouça:

 

Segundo a presidente da Associação de Proteção Animal Faunamiga de Capinzal, Ouro e Zortéa, Evelin Serafini, mais de quinze chamados foram registrados do Loteamento Colina para atender a estes animais que já estavam muito debilitados. Evelin revelou ainda que a confirmação da doença veio após a realização de uma biópsias nos cérebros dos animais que não resistiram.

Ouça:

Fonte: Rádio Barriga Verde
Foto: Ilustrativa