Sindicalista fala sobre contratações temporárias e horários especiais de final de ano

As contratações temporárias de final de ano em 2020 devem ser menor do que as do ano passado. A estimativa é do Sindicato dos Comerciários da região de Joaçaba. O motivo é a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), que reduziu o consumo e, consequentemente, a necessidade e possibilidade de contratar novos funcionários.

O presidente do Sindicato, Edson ´Damin, revela me muito embora as contratações deverão ser menores do que as do ano passado existe a expectativa que diversos trabalhadores sejam contratados temporariamente.

Com relação aos horários especiais de funcionamento do comércio no final de ano, Edson revela que em Capinzal, Ouro e Lacerdópolis serão três dias “C”, dias 05, 12 e 19 de dezembro. No dia 18 o comércio atende até as 21h. No domingo dia 20, o comércio abre das 17h às 21h, nos dias 21, 22 e 23 o atendimento será até as 21h e no dia 24, véspera de Natal, o atendimento será até às 12h.

O presidente destaca que essas horas extras deverão ser pagas em folha de pagamento sendo que o acréscimo de segunda a sábado será de 75% e no domingo 100%. De forma alguma as horas extras poderão ser substituídas por folgas e as empresas ainda deverão oferecer um lanche para os funcionários que trabalharem em horários estendidos.

Ouça:

Fonte: Rádio Barriga Verde
Foto: CDL