Secretaria de Educação apresentou à Administração Municipal de Capinzal uma proposta de locação do espaço do antigo Cinema

Na tarde de terça – feira, 14 de setembro, a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes apresentou à Administração Municipal proposta de locação do espaço do antigo Cinema.
.
A locação do referido prédio possibilitaria dispormos de um auditório com capacidade suficiente para a realização de inúmeras atividades culturais, tais como, oficina de teatro e dança, apresentações escolares, conferências e palestras, formaturas, festivais, enfim, um espaço necessário para uma demanda urgente e, ainda, a possibilidade de preservação da memória do cinema em nossa cidade, salvaguardando este local por meio da abertura para visitação e conhecimento da história do cinema em Capinzal, revelando-se ainda como um viés turístico local.
.
Você sabia ❓❓
☑️ O Cine Odete foi o ponto culminante de uma história longa relacionada ao cinema em nossa cidade. Com a instalação da ferrovia, aqui chegaram empresários ambulantes, proprietários de cinemas, que com muito empenho embrenhavam-se nas ruas, do então Distrito de Rio Capinzal, para fazer anúncio de apresentação noturna de filmes com exclusividade para a sociedade local.
.
☑️ Nesta época, o cinema ensaiava seus primeiros passos e as fitas exibidas eram do cinema mudo. Os atores representavam mímica perfeita, mas em partes principais do filme ouvia-se com clareza e bom tom a voz do narrador empresário. Apesar das limitações da época, o cinema assim cumpriu seu papel inicial.
.
☑️ Alguns anos depois, João Vargas, empresário capinzalense, pessoa arrojada, trazendo conhecimento dos centros maiores, estabeleceu-se em pleno centro de Villa Rio Capinzal com o Cine Avenida, para contentamento geral da população.
.
☑️ Nos idos anos de 1925, o empresário já radicado em Rio Capinzal desde 1917, o Sr. Alexandre Tomazoni, estabeleceu-se com o Cine Radiun, tendo por sede uma edificação de sua propriedade, no centro da Villa, atual Avenida XV de novembro.
.
☑️ Em 18 de abril de 1929, um terceiro empresário de Rio Capinzal, na pessoa de Leonardo Spadini, estabeleceu-se na cidade, onde hoje se encontra a edificação do banco do Brasil, com o Cine Farroupilha, que perdurou por mais de 20 anos. O cinema, na época, era uma diversão moderníssima, excessivamente popular e cabia em qualquer bolso, preço acessível. Considerado um lazer sadio e instrutivo.
.
☑️O Cine Farroupilha tinha a sede definitiva na rua XV de novembro, num belo e amplo casarão de madeira de 03 andares, o cine funcionava no terceiro andar. A sala ampla também servia para reuniões e saraus.
.
☑️ Na década de 60, o cine e a respectiva edificação foram vendidas para um grupo sob liderança de Armando Viecelli. O referido cinema funcionou normalmente até que um incêndio o destruiu totalmente, em 01 de dezembro de 1968.
.
☑️ Posterior a esse fatídico acontecimento, ainda na década de 60, foi instalado na Avenida Presidente Nereu Ramos, esquina com José Zortéa, nas imediações da Ponte Irineu Bornhausen, o Cine Glória, pelo empresário Ernesto Zortéa. Mais tarde vendeu-o para Armando Viecelli e este para Saul Parisotto, que renomeou o espaço em Cine Odete e o manteve em funcionamento por mais um período, meados de 1985.