Rádio Barriga Verde no clima do Halloween – Confira a origem da data

Mesmo sendo considerado parte de uma cultura tipicamente americana e irlandesa, o Dia das Bruxas se espalhou por todo o mundo. Assim, adaptou-se através do sincretismo das superstições e lendas de cada região com o conceito moderno norte-americano do Halloween.

Acreditava-se que nesse dia os mortos se levantavam e se apoderavam dos corpos dos vivos. Por esse motivo, eram usadas fantasias e a festa era repleta de artefatos sombrios com o intuito principal de se defenderem desses maus espíritos.

Mais tarde, durante a Idade Média, a Igreja começou a condenar o evento, e daí surgiu o nome “Dia das Bruxas”.

Durante o Medievo, os curandeiros eram considerados bruxos e por se posicionarem contra os dogmas da Igreja, eles eram queimados na fogueira.

Assim, na tentativa de afastar o caráter pagão da festa, a igreja promoveu alterações no calendário, de modo que o Dia de Todos os Santos passou a ser comemorado no dia 1 de novembro, o que antes acontecia no dia 13 de maio.

De forma alusiva o CRAS do município de Ouro preparou um espaço temático para as crianças. A orientadora social Kamila da Silva, revela que a iniciativa agradou muito o público e neste espaço foi exibido um filme de animação para as crianças.

Ouça:

A professora de inglês, Elisangela Montibeller Weber, fala mais sobre esta tradição do Halloween, reafirmando a origem e a tradição de “gostosuras ou travessuras”.

Ouça:

A reportagem da Rádio Barriga Verde entrou na brincadeira e distribuiu doces e fez selfies com os entrevistados que entraram no clima do Halloween.

Fonte: Rádio Barriga Verde
Foto: Rádio Barriga Verde