Primeiro dia de provas do Enem 2020 acontece neste domingo (17)

Depois de adiamentos causados pela pandemia da covid-19, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 se aproxima. A prova será aplicada em 17 e 24 de janeiro de 2021, dois domingos consecutivos. Pela primeira vez, haverá a alternativa da aplicação de forma digital. Para quem optou pelo novo formato, as provas serão em 31 de janeiro e 7 de fevereiro. No total, mais de 5 milhões de candidatos se inscreveram.

As duas versões terão a mesma estrutura. No primeiro dia, serão aplicadas 45 questões objetivas de Linguagens e Códigos e 45 de Ciências Humanas, além da redação. Já no segundo dia, serão mais 45 questões de Ciências da Natureza e 45 de Matemática. Para ambas as avaliações, os portões abrem às 12h, fecham às 13h e as provas, nos dois dias, começam às 13h30. No primeiro dia, terminam às 19h, e no segundo, às 18h30.

Quase 100 mil candidatos optaram pelo formato digital. Nessa versão, eles responderão as questões pelo computador. Apenas a prova de redação terá que ser respondida no papel. Porém, os candidatos não podem fazer a prova de casa. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), essa é uma questão de segurança. O computador usado pelos candidatos só terá acesso à prova, sem permissão para entrar em outros programas instalados na máquina ou na internet.

Fonte: Rádio Barriga Verde
Foto: Rádio Barriga Verde