PM de Capinzal inicia nesta terça-feira (10) o uso de câmeras individuais

Os policiais militares de Capinzal começaram a usar nesta terça-feira , dia 10, as câmeras individuais.

De acordo com o comandante da 3ª Companhia de Polícia Militar de Capinzal, capitão Cleverson Garcez, os equipamentos foram destinados através do projeto Câmeras Policiais Individuais, do governo do Estado, e serão utilizados por pelo menos um policial da guarnição que estiver de serviço. “ O objetivo é flagrar as ações e as interações dos policias no momento das abordagens, ajudando a colher provas em flagrante e evitando falsas acusações”. Quando os policias chegarem ao local da ocorrência, os envolvidos serão comunicados que tudo estará sendo filmado”, informou o comandante.

As câmeras são conectadas ao aplicativo PM Mobile, e ao ser designado para uma ocorrência, o policial dá o aceite para ir até o local, momento em que a câmera se liga automaticamente. O policial também pode ligar o equipamento por conta, se assim achar necessário.

Essas imagens não serão transmitidas em tempo real, somente disponibilizadas posteriormente. A câmera tem capacidade de trabalhar em stand by por 16 horas, além de 12 horas de gravação contínua. Ao fim do expediente, a câmera é entregada no batalhão, com as imagens sendo descarregadas e o equipamento carregado para o próximo uso. O aplicativo usado para baixar as imagens não permite nenhum recorte nas imagens ou que elas sejam apagadas.

Inicialmente, as imagens serão usadas mais como provas para o Poder Judiciário e o Ministério Público. Porém, em um futuro próximo, o objetivo é disponibilizar as imagens para mais pessoas, inclusive auxiliando o cidadão em algum processo em que o material ajude a comprovar o seu direito. Além disso, a PM pretende usar as gravações internamente, para avaliar o atendimento e refletir sobre as práticas policiais.

Fonte: Rádio Barriga Verde
Foto: Rádio Barriga Verde