Pauta extensa marcou a 1ª sessão ordinária de 2021 no Legislativo ourense

A primeira sessão ordinária do mês de fevereiro da Câmara de Vereadores do município de Ouro foi marcada por uma pauta bastante extensa na noite desta segunda-feira, dia 08. Foram apreciados: dois projetos de lei, quatro indicações, duas moções e um ofício.

Os trabalhos foram conduzidos pelo presidente Robson Masson (PL). Houve a ausência justificada do vereador Dênio Cesar Viganó (PSDB). 

Projetos

Foi lido em plenário e segue para análise e parecer das comissões permanentes o Projeto de Lei 01, de autoria do Executivo, que ratifica o protocolo de intenções e autoriza o ingresso do Município de Ouro no Consórcio Intermunicipal de Saúde do Alto Vale do Rio do Peixe (CISAMARP). O mesmo procedimento foi adotado para o Projeto de Lei 02, também do Executivo, que abre crédito adicional especial no orçamento vigente do Município no valor de R$ 21 mil.

Tribuna

O prefeito Claudir Duarte (PSDB) utilizou a tribuna para destacar as principais ações já consolidadas da gestão Dire/Renê, o planejamento para 2021, a captação de recursos junto as esferas estadual e federal e a relação harmoniosa que pretende ter com o Poder Legislativo ano.

O vice-prefeito Renê Modena também prestigiou a sessão.

Moção de Aplauso

Foi aprovada por unanimidade a Moção de Aplauso 01, da vereadora Elone Masson (PT) parabenizando os freis, aos coordenadores e demais envolvidos na programação que marcou os 90 anos de fundação da Paróquia São Paulo Apóstolo e na Celebração ao padroeiro, nos dias 24 e 25 de janeiro respectivamente.

Os vereadores também autorizaram o envio da Moção coletiva de Pesar 02, em forma de homenagem póstuma, aos familiares da senhora Lurdes Savaris, do Distrito de Santa Lúcia.

Indicações

Cesar Prando (PSD) e Petrônio Spagnol (MDB) apresentaram conjuntamente a Indicação 01, endereçada à Administração Municipal, propondo que sejam efetuados serviços de adequação com expansão das laterais da via de acesso à comunidade de São Cristóvão, próximo a entrada da Ervateira Tertúlia.

Através da Indicação 02, o vereador Cesar Prando solicitou ao Executivo que sejam instaladas as defensas na ponte de Linha Novo Porto Alegre e que a proteção seja estendida além da ponte para dar mais segurança aos usuários.

Prando também pediu, por meio da Indicação 03, direcionada a mesa diretora da Câmara, a alteração do Regimento Interno, extinguindo o recesso parlamentar de julho e reduzindo para um mês o recesso do final do ano.

O vereador Amarildo Ganzala (PL), através da Indicação 04, reforçou o pedido para que o poder público institua um programa de incentivos subsidiados para a aquisição de sementes de aveia e azevem aos produtores de leite e derivados e a adequação na Legislação, com a normatização, para a prestação de serviços de secagem, limpeza e obstrução de fossas nas residências.

Ofício

Cesar Prando (PSD), Evandro Marcelo Neis (MDB) e Petrônio Spagnol (MDB) solicitaram o envio de ofício à Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) pedindo fiscalização e a ampliação do sinal da telefonia celular móvel para todo o território do município de Ouro, em especial às comunidades do interior.

Expediente

A pauta reservou espaço para a manifestação do Líder da Oposição, Evandro Marcelo Neis (MDB) e a Palavra Livre a todos os vereadores, além da manifestação do presidente Robson Masson (PL).

Os vereadores voltam a se reunir na quarta-feira, dia 17, a partir das 19h, no plenário.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Foto: Assessoria de Comunicação