Municípios vão ceder profissionais para HUST ampliar leitos de Covid

Durante essa semana, os prefeitos da AMMOC estiveram reunidos para tomar providências sobre a ampliação dos leitos de UTI-Covid no Hospital Universitário Santa Terezinha. O Hospital comunicou que seria possível a ampliação de leitos com a cedência de 15 técnicos de enfermagem, feita pelos municípios. Também participou da reunião o Município de Campos Novos.

Em conversa com o Ministério Público, com os prefeitos da AMMOC e diretoria do HUST, ficou decidido que a forma de cedência dos profissionais será a seguinte: o município de Joaçaba ficou responsável pela publicação do Edital de Chamamento Público para a contratação dos profissionais, com a assinatura de convênios dos outros municípios. Cabe ressaltar que este é um esforço conjunto entre todos os prefeitos. Caso o edital não tenha inscritos suficientes para suprir as vagas, ficará a cargo dos municípios a cedência dos profissionais.

A AMMOC destaca que sempre auxiliou no combate a Covid e que sempre atendeu as demandas para dar suporte ao Hospital, inclusive com a compra de medicamentos, como foi feito em 2020. Para o prefeito Dioclésio Ragnini, todos os prefeitos estão fazendo a sua parte. “Sempre estivemos dispostos a ajudar, o que ficamos surpresos é que a possibilidade de ampliação de leitos chegou somente agora. Se soubéssemos antes, teríamos feito desde o ano passado, pois sempre foi um pedido nosso. Estamos unidos para salvar vidas. Que essa ampliação de 50% dos leitos aconteça logo e possamos sempre lutar para salvar vidas”, destacou Dioclésio.

Para o prefeito de Ibicaré e presidente da AMMOC, Gianfranco Volpato, a união dos municípios vai possibilitar a abertura dos cinco leitos. “Estamos fazendo a nossa parte, agora cabe ao Estado ceder os equipamentos e o HUST iniciar a ampliação. Agradeço todos prefeitos da AMMOC e também o prefeito de Campos Novos. Vamos vencer essa luta”, finalizou Gianfranco.

O Edital para contratação dos técnicos de enfermagem já está com as inscrições abertas. Destaca-se que que estes profissionais não vão trabalhar na Ala Covid, mas em outros setores do Hospital, que fará o remanejamento dos seus colaboradores para atuar no combate a pandemia.

Confira o edital de contratação no link: https://www.joacaba.sc.gov.br/concursos/index/detalhes/codMapaItem/17551/codConcurso/14920

Fonte: Assessoria de Comunicação
Foto: Assessoria de Comunicação