Município de Capinzal vai decretar situação de emergência devido à estiagem

Município de Capinzal vai decretar situação de emergência devido à estiagem

Capinzal – A administração municipal de Capinzal prepara o decreto de situação de emergência no município, devido à estiagem prolongada. A informação foi confirmada pelo prefeito Nilvo Dorini na manhã desta quinta-feira (02). Segundo ele, equipes técnicas da Secretaria Municipal de Agricultura, sob orientação do secretário Leimar Bernardi, e da Epagri, através do extensionista Vilmar Rech, estão fazendo o levantamento detalhado para que as informações possam ser acrescentadas no decreto que deverá ser publicado entre esta sexta-feira e a segunda-feira que vem.

Dorini ressalta que os dados até agora apurados são preocupantes, uma vez que situação tende a se agravar porque não há previsão de chuva considerável para os próximos dias.

“A secretaria de Agricultura já tem dado apoio a quem precisa com transporte de água, abertura de fontes, entre outras ações”, disse o prefeito. Ele adianta que os números preliminares apontam para perdas nas lavouras, sendo que a produção do ‘milho do cedo’ não foi tão afetado, diferentemente da produção de silagem afetada em cerca de 30%, na soja 35% de redução na produção, no leite praticamente 30% quebra da produção, além da dificuldade no plantio das pastagem.

“Esse decreto vai facilitar o atendimento, contratação de algum serviço para socorrer os agricultores”, pontou Dorini.

Fonte: Rádio Barriga Verde
Foto: Rádio Barriga Verde