Mãe e filha são atacadas por enxame de abelhas em Capinzal

O Corpo de Bombeiros de Capinzal foi acionado no final da tarde desta quarta-feira, dia 03, para atender uma ocorrência de ataque de abelhas. O caso ocorreu por volta das 17h na Rua Antônio Rafael Surdi, no Loteamento Maiara, onde mãe e filha de 39 e 20 anos, foram atacadas por um enxame e sofreram diversas ferroadas.  Elas se sentiram mal e foram encaminhadas ao Hospital Nossa Senhora das Dores.

As duas se refugiaram dentro da residência para fugir do enxame e os socorristas precisaram utilizar roupas especiais para acessar o local, já que os insetos estavam muito agitados. Após serem medicadas as vítimas foram liberadas e passam bem.

Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros de Capinzal, tenente André Germanovix, esta é uma ocorrência recorrente na região e os ataques são mais comuns nesta época do ano quando as abelhas estão na fase migratória e é possível observar vários enxames de transição. O comandante destaca que é importante observar o comportamento das abelhas. “É bom observar e se os insetos ficarem no mesmo local por mais de dois dias, é provável que irão fixar ali uma nova colmeia e neste caso, é importante procurar um apicultor para que ele possa fazer a remoção correta”, salientou o tenente que ainda destacou a importância de não matar estes insetos que são essenciais para o ecossistema.

“A vida das abelhas é crucial para o planeta e para o equilíbrio dos ecossistemas, já que, na busca do pólen, sua refeição, estes insetos polinizam plantações de frutas, legumes e grãos. Esta polinização é indispensável, pois é através dela que cerca de 80% das plantas se reproduzem”.

Fonte: Rádio Barriga Verde
Foto: Rádio Barriga Verde