Gemellaggio: Comitiva italiana é recepcionada em Zortéa

Aconteceu em Zortéa, na tarde desta quarta-feira, dia 09, uma recepção a um grupo de italianos que está no Brasil, visitando cidades com descendentes e relações com a Itália. Os italianos retornam ao Brasil em memória dos entes desaparecidos na queda do avião da Air France, do voo 447, que resultou na morte de 228 pessoas, dentre elas quatro italianos que estiveram em Zortéa em 2009: Luigi Zortéa, Giovanni Battista Lenzi, Rino Zandonai e Iracema Moser Cane.

A comitiva vinda da região trentina, norte do país, é integrada pelas seguintes pessoas:

Daniele Gubert ‐ Consigliere della Comunita di Primiero, Assessore di Imer e del Parco Naturale, Presidente di GreenWay Primiero; Gianni Bellotto – Sindaco di Imer; Renato Loss – Vice Sindaco di Canal San Bovo; Alessio Fontana – Consigliere della Pro Loco di Ronco (Canal San Bovo); Mariagrazia Dalfollo – moglie di Gianni Lenzi; Rino Zortea – fratello di Luigi Zortea; Alessandro Ventimiglia – Accompagnatore e interprete.

A recepção aconteceu no gabinete do Prefeito Alcides Mantovani onde foram feitas trocas de mimos e destacado o objetivo da visita. Os italianos vieram refirmar o Gemellaggio, um acordo firmado em 2010, entre cidades de nações diferentes,  que facilita o acesso a informações, troca de experiências, elaboração de projetos e cooperação econômica e cultural. Em português Gemellaggio significa “Cidades-Irmãs”.

Na ocasião o prefeito Mantovani comemorou a vinda dos italianos que trazem da Itália, as raízes das famílias de Zortéa, ondem residem muitos descendentes de italianos . A intenção é estreitar os laços com a região de Zortea na Itália que é uma cidade irmã. Questionado sobre a sequência do  Gemellaggio, o chefe do executivo garantiu que irá empenhar esforços para que o projeto iniciado na administração anterior, possa efetivamente sair do papel e beneficiar as cidades irmãs.

Ouça:

Em suas manifestações durante a palavra dirigida, os italianos contaram um pouco sobre este resgate cultural que estão desenvolvendo, e principalmente, agradeceram a recepção que tiveram em Zortéa.

Com a ajuda do intérprete, Alessandro Ventimiglia , o vice prefeito de Sindaco di Canal San Bovo, Renato Loss, falou em entrevista  sobre o objetivo da visita.

Ouça:

 

Além de Zortéa, a comitiva que chegou ao Brasil no último sábado, dia 05, ficará um período de 15 dias fazendo intercâmbio e troca de experiências em diversas cidades brasileiras.

Em Curitiba-PR os italianos participaram de um encontro de descendentes da Família Bellotto já que  que um dos membros da comitiva é o senhor Gianni Bellotto, prefeito da Comune de Imèr e descendente dos Bellotto’s.

 

 

Fonte: Rádio Barriga Verde
Foto: Rádio Barriga Verde