Estiagem têm causado problemas para produtores da região

A forte estiagem já tem causado dificuldades para os produtores da região. De acordo com o extensionista da Epagri de Capinzal, Vilmar Rech, muitos agricultores não iniciaram o plantio esperando a chuva e os que iniciaram podem ter problemas com a germinação. Para Rech o plantio do milho já está atrasando, mas a época boa segue até o final do mês.

“Sabemos que a previsão não é de muita chuva ao longo do mês e isso é um problema. O plantio do milho é um problema que já começa a apertar, daqui a pouco começa a chover demais e o produtor continua sem conseguir plantar. Em relação ao trigo, a planta já soltou o cacho e ficou muito baixa e também já teve um prejuízo”, explica o extensionista.

O pasto para os animais também é um grande problema. Segundo Vilmar Rech, as pastagens de verão estão comprometidas e os produtores vão precisar manter os animais com ração, silagem e isso vai aumentar o custo do leite. “Isso vai trazer prejuízo para os produtores, agora começa a entrar a primavera, os dias começam a ficar mais compridos, aumenta o calor e isso acelera a dificuldade, as plantas sentem mais com os dias mais longos e o calor”, coloca Rech.

Fonte: Rádio Barriga Verde
Foto: Ilustrativa