Dia Mundial de prevenção ao suicídio – Coordenadora do CAPS Microrregional alerta para a importância da prevenção

O Dia Mundial da Prevenção do Suicídio (WSPD), comemorado anualmente em 10 de setembro, é organizado pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio (IASP) e endossado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O evento representa um compromisso global para chamar atenção para prevenção do suicídio.

O tema do DMPS 2021, “Criando esperança através da ação”, reflete a necessidade de uma ação coletiva para lidar com essa questão urgente de saúde pública. Todos nós – familiares, amigos, colegas de trabalho, membros da comunidade, educadores, líderes religiosos, profissionais de saúde, autoridades políticas e governos – podemos tomar medidas para prevenir o suicídio na Região.

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Microrregional de Ouro é um ponto de atenção estratégica e realiza serviços de saúde de caráter aberto e comunitário constituído por equipe multiprofissional e que atua sobre a ótica interdisciplinar e realiza prioritariamente atendimento às pessoas com sofrimento ou transtorno mental.

A assistente social e supervisora do CAPS, Mariana Viganó, revela que durante a pandemia da Covid-19, os índices de suicídio aumentaram e é importante ter empatia com o próximo e principalmente, procurar ajuda quando sentir que não está bem.

Ouça: