Dia da Consciência Negra: Secretário de Assistência Social destaca a importância da data

Consciência Negra é uma expressão que designa a percepção histórica e cultural que os negros têm de si mesmos. Também representa a luta dos negros contra a discriminação racial e a desigualdade social.

Em caráter histórico, esta data foi escolhida por ter sido o dia da morte do líder negro Zumbi, que lutou contra a escravidão no Nordeste. Para o secretário de Assistência Social, Thiago Casara, além de uma data história, o dia da Consciência Negra relembra a importância de refletir sobre a posição dos negros na sociedade, mas principalmente, sobre a sua própria posição em relação aos negros na sociedade.

Thiago afirma que infelizmente no dia-a-dia inúmeras pessoas cometem atos racistas sem nem ao menos perceber, uma vez que trazem do berço como algo “normal”. Outra questão apontada pelo secretário, é a abstenção ao se deparar com o racismo, como por exemplo em uma roda de conversa.

Casara destaca que essa reflexão não deve ser feita apenas nesta data, mas diariamente e cultivada em meio a sociedade, para que em um futuro próximo, a igualdade reine entre todos.

Ouça:

Fonte: Rádio Barriga Verde
Foto: Rádio Barriga Verde