Defesa Civil de Capinzal alerta para tendência de agravamento da estiagem

A Defesa Civil de Capinzal está atenta as consequências de mais este período de estiagem que assola a região. De acordo com a coordenadora local do órgão, Elaine Ribeiro de Ávila, desde 2019 a região vem enfrentando problemas relacionados a falta de chuva, com alguns períodos mais críticos, oque justificou inclusive os decretos de situação de emergência que foram reconhecidos.

Novamente a escassez das águas está preocupando e a Secretaria da Agricultura já está realizando o transporte de água potável para consumo humano para algumas famílias do interior. Elaine orienta as pessoas que por ventura precisarem deste auxílio, entrem em contato com a Secretaria da Agricultura através do 3555 3394 ou 3555 3329 e ainda junto a Defesa Civil no 3555 8709.

O agravamento da estiagem é uma tendência para os próximos dois meses e outra preocupação é com relação a umidade relativa do ar que está muito baixa. A  Defesa Civil Estadual emitiu um alerta de observação orientando para índices abaixo dos 30%. Com isso algumas orientações são importantes serem observadas pela população como evitar atividades físicas entre às 12h às 15h, fazer ingestão de bastante líquidos e umedecer ambientes, utilizando vasilhas com água, tolhas umedecidas ou umidificadores de ambientes.

Ouça:

Fonte: Rádio Barriga Verde
Foto: Rádio Barriga Verde