Confira como foi a sessão da Câmara de Vereadores de Capinzal

Capinzal – A Câmara de Vereadores de Capinzal realizou sessão virtual na noite desta terça-feira (04). Na ocasião foram lidos o Parecer Preliminar do Projeto de Lei nº 13, de 2020, que dispõe sobre as diretrizes para elaboração da Lei Orçamentária de 2021; do Projeto de Decreto Legislativo nºs 1 e 2, de 2020, que dispõe sobre a prestação de Contas do Prefeito Municipal referente aos exercícios financeiros de 2016 e 2018, da Prefeitura Municipal de Capinzal.

Indicações

INDICAÇÃO Nº 110/2020

Senhor Presidente,

Apresentamos, na forma do artigo 102 do Regimento Interno, INDICAÇÃO ao Poder Executivo Municipal, para que através da diretoria de trânsito sejam realizadas pintura de faixas de pedestres na Serra, uma na guarita próxima a câmera de monitoramento e outra próxima a entrada do Loteamento Verde Vale Acesso Cidade Alta Capinzal.

Justificativa:
A presente indicação se justifica visando oferecer segurança a toda nossa população de Capinzal, visto que com a renovação da rodovia, alguns pontos onde existiam faixas para pedestres não receberam a demarcação novamente, e isso esta gerando preocupação para as pessoas que necessitam fazer a travessia da Rua e não possui local demarcado. Já temos o risco mesmo com a faixa imagina sem ela, alguns condutores não respeitam mesmo. (Valmor de Vargas e Carlos Adriano Zocoli)

INDICAÇÃO Nº 111/2020

Senhor Presidente,

Apresentamos, na forma do artigo 102 do Regimento Interno, INDICAÇÃO ao Poder Executivo Municipal, para que seja realizada operação tapa buracos na Avenida João Evangelista Parizoto, e também pintura nas demarcações de solo como, faixas de  pedestres, estacionamentos, identificação de garagens e sinalizações de todas as
Ruas do Loteamento Parizoto.
Justificativa:
A presente indicação se justifica visando atender as normas de segurança no transito e oferecer condições seguras a nossa população para a trafegabilidade, principalmente das pessoas que residem no Loteamento Parizoto, pois a reivindicação é grande devido à movimentação constante de veículos nas Ruas e a preocupação quanto aos riscos de acidentes. (Valmor de Vargas e Carlos Adriano Zocoli)

INDICAÇÃO Nº 112/2020

Senhor Presidente,

Apresentamos, na forma do artigo 102 do Regimento Interno, INDICAÇÃO ao Poder Executivo Municipal, para que seja analisada a possibilidade de aquisição de terreno pra implantação de um novo cemitério em Capinzal, e também a possibilidade de ampliação dos cemitérios da Cidade Alta na Vila Sete, e o cemitério da Vila União que já estão com quase 100% dos terrenos disponíveis utilizados.

Justificativa:
A presente indicação se justifica devido alguns questionamentos de nossa população quanto aos espaços disponíveis nos cemitérios de nosso município, em questão os citados nessa, que já estão praticamente lotados. (Valmor de Vargas e Carlos Adriano Zocoli)

INDICAÇÃO Nº113/2020

Senhor Presidente,
Apresentamos, na forma do artigo 102 do Regimento Interno, INDICAÇÃO ao Poder Executivo Municipal, para que através da secretaria de Infraestrutura seja realizada a aquisição de tablets para os alunos de baixa renda e de zonas rurais, matriculados na Rede Municipal de Ensino e melhorias de sinal de internet para o interior do Município.

Justificativa:
A presente solicitação tem por objetivo indicar, respeitosamente, ao Excelentíssimo Prefeito que sejam adquiridos e distribuídos tablets e melhorias no sinal de internet no interior do município para auxiliar os estudos dos alunos de baixa renda e de zonas rurais. Apontamos que recentemente o Governo do Peru anunciou, em meio à pandemia, a aquisição de 840 mil tablets para serem distribuídos aos alunos em situação de pobreza do país. Destes, 719 mil serão entregues aos estudantes de áreas rurais.

Segundo o ministério da educação peruano, tal medida busca fechar uma lacuna histórica em questões digitais e educacionais. Em nota, o presidente justificou que: “estudantes dos lugares mais remotos do nosso país terão acesso ao mesmo conteúdo que os alunos da cidade acessam. Quem tem acesso à internet, tem maior capacidade de acessar informações”.

Uma vez que em meio à pandemia a educação passou a se dar à distância, é necessário que o Município provenha meio para garantir o acesso aos conteúdos disponibilizados, e para a busca de outras fontes de informação. Como a situação atual não traz perspectivas otimistas quanto ao retorno das aulas presenciais, tal instrumento auxiliaria uma parcela significativa de estudantes ao longo desse período de calamidade, e também após o retorno às atividades normais. Por outro lado, cientes das restrições orçamentárias, entendemos que hoje os tablets são a melhor opção, sendo possível adquirir modelos com valor inferior 300 reais, o que estaria dentro das condições financeiras atuais do Município. (Rafael Tonial e Kelvis Borges)

PEDIDO DE INFORMAÇÃO Nº 30/2020

Senhor Presidente,
Apresento Pedido de Informação, nos termos do art. 102 do Regimento Interno, ao Poder Executivo Municipal, para que preste informação referente à obra de pavimentação realizada na Rua Deolice Zenere Loteamento Fernanda Capinzal, da forma que se pede:
1 – Cópia na integra do projeto;
2 – Cópia do processo licitatório;
3 – Copia dos empenhos e pagamentos realizados;
4 – Cópia das notas fiscais pagas.
De tudo requer a efetiva comprovação documental das informações prestadas.
Justificação: O presente pedido de Informações se justifica, visando a obtenção de conhecimento a esses Vereadores, para que os mesmos possam prestar possíveis esclarecimentos a população capinzalense, principalmente os munícipes que levantam
questionamentos quanto ao caso citado. (Rafael Tonial e Kelvis Borges)

 

Fonte: Rádio Barriga Verde
Foto: Rádio Barriga Verde