Câmara de Vereadores de Ouro apoia o Outubro Rosa

A Câmara de Vereadores do município de Ouro, seguindo a tradição, está contribuindo para a divulgação do Outubro Rosa. Desde terça-feira, dia 01, o prédio do Legislativo recebeu iluminação especial para marcar a adesão ao movimento.

 

Além da iluminação, o Outubro Rosa será lembrado em todas as sessões ordinárias programadas para este mês. Na última segunda-feira, dia 07, por ocasião da primeira sessão do mês, foi lida uma mensagem sobre o tema na abertura dos trabalhos e os vereadores e vereadoras utilizaram o laço rosa que simboliza a Campanha.

 

Segundo o presidente Aldecir Meneghini esta é uma das formas encontradas pela instituição para contribuir com o processo de conscientização das mulheres para a necessidade de realizar os exames preventivos do câncer de mama e do colo do útero.

 

Requerimento

 

Também foi aprovado por unanimidade o Requerimento 19, de autoria do vereador Claudir Duarte, solicitando o envio de correspondência a presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Capinzal a fim de possa utilizar a tribuna para explanar sobre as ações que estão e que serão realizadas durante o mês por ocasião do Outubro Rosa.

 

Outubro Rosa

 

O movimento popular, que teve início nos Estados Unidos, na década de 90, hoje é celebrado em várias partes do mundo. Ele recebeu esse nome em referência à cor do laço rosa distribuído pela Fundação Susan G. Komen for the Cure aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990, que desde então, passou a ser promovida anualmente na cidade.

 

Depois disso, no mês de outubro, os moradores das cidades passaram a enfeitar as ruas com os laços rosas, especialmente em locais públicos, para sensibilizar a população sobre o câncer de mama. O laço rosa, assim como a cor, virou símbolo mundial da luta contra a doença.

 

No Brasil, a primeira iniciativa pelo Outubro Rosa, foi a iluminação do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), na cidade de São Paulo, em 2002.

 

Nas cidades de Ouro e Capinzal, a Rede Feminina de Combate ao Câncer desenvolve o Outubro Rosa há 09 anos.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Foto: Assessoria de Comunicação