Biblioteca Pública Municipal Vereador Rolindo Casagrande comemora 70 anos de fundação

Espaço importante na formação cultural e intelectual da cidade, a Biblioteca Pública Municipal Vereador Rolindo Casagrande começou sua trajetória no dia 11 de junho de 1951, data da sua criação por iniciativa do então Sr. Rolindo Casagrande, o qual aspirava pela criação de um centro que proporcionasse a toda comunidade capinzalense acesso à leitura e, consequentemente a diminuição da desigualdade no acesso à informação. Este, assumiu o cargo de Prefeito Municipal de Capinzal durante o licenciamento do então Prefeito Silvio Santos. A Biblioteca Municipal recebeu o nome do atuante vereador, função pública que exerceu com dedicação e visão política e administrativa.

Com o passar dos anos e o surgimento de meios tecnológicos de obtenção e circulação de informação e conhecimento, é ainda nos livros que temos o instrumento fundamental e insubstituível de transmissão do conhecimento acumulado pela humanidade. A Biblioteca é um símbolo poderoso daquilo que entendemos como cultura.

Atualmente, mais 5 mil usuários estão cadastrados no sistema da instituição, aptos a usufruírem do acervo de mais de 18mil exemplares, que incluem grandes clássicos da literatura nacional e internacional, lançamentos recentes e livros de áreas técnicas e acadêmicas. No decorrer dos anos acompanhou também a evolução tecnológica e hoje está equipada com 11 computadores para pesquisa no Telecentro, anexo à biblioteca.

A Biblioteca Pública Municipal Vereador Rolindo Casagrande conta com a informatização do processo de empréstimo e devolução de livros. Dispondo de todo o acervo cadastrado e das informações dos usuários é possível – com a utilização de um leitor de código de barras- agilizar todo esse processo, conferindo ares de modernidade e maior otimização do trabalho aqui desenvolvido.
A Biblioteca possui tenda elaborada com faixas coloridas a fim de compor mais um espaço lúdico na realização do “Entardecer com histórias” que acontece todas as quartas-feiras, às 18h, via fanpage da Secretaria de Educação.
Buscamos também, além da manutenção do acervo, a aquisição das literaturas previstas para os vestibulares e a assinatura de jornais e revistas no intuito de diversificar nossa oferta de leitura.

A secretaria da Educação, Cultura e Esportes, lembra que a Biblioteca Municipal pode ser frequentada gratuitamente por toda comunidade, e reforça o convite para que a população compareça ao local para efetuar o cadastro. Para a abertura de um novo cadastro é necessário apresentar documento com foto e comprovante de residência, menores de 16 anos devem comparecer com um responsável.

Está situada no andar térreo do Centro Educacional Prefeito Celso Farina, em atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h. Lembramos que todos os protocolos de segurança em relação à Covid-19 estão sendo aplicados seguindo as normativas estaduais.

A Biblioteca Pública Municipal “Vereador Rolindo Casagrande” oferece um ambiente agradável e espaçoso bem como amplo estacionamento para todos os seus frequentadores.

Gostaríamos de reafirmar o convite a toda a comunidade capinzalense para que continue a desfrutar deste espaço organizado com muito carinho e zelo pela Secretaria de Educação Cultura e Esportes.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Foto: Assessoria de Comunicação