Avançar Cidades: Município de Capinzal está prestes a assinar contrato para pavimentar ruas

Capinzal – Está em fase de contratação junto à Caixa Econômica Federal (CEF) o projeto de financiamento no valor de R$ 11 milhões para pavimentação de ruas em Capinzal pelo programa ‘Avançar Cidades’. Aprovado no final do ano passado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional, o projeto de mobilidade urbana destinará recursos específicos para pavimentação das ruas Ernesto Hachmann (próximo à Área de Lazer), Presidente Nereu Ramos, José Zortéa (até o Cemitério Municipal), Pedro Paggi (Acesso a comunidade de São Roque), Antonio Pizzamiglio, Oracílio de Vargas e Betino Antunes Correia, além da implantação das vias marginais do Acesso Cidade Alta, no trecho entre o trevo da BRF até a Unoesc.

 

De acordo com o prefeito Nilvo Dorini, a CEF pediu as correções no projeto, estas foram feitas e os projetos devolvidos à CEF. “Estamos em fase de contratação com a agência e a expectativa é positiva para retomar a tratativa uma vez que o governo federal assegurou recursos financeiros no orçamento da União para garantia da execução das obras nesse programa”, explica.

 

O programa Avançar Cidades – Mobilidade Urbana está dividido em dois grupos, conforme o porte do município. O Grupo 1 é composto por cidades com até 250 mil habitantes, enquanto o Grupo 2 inclui os centros urbanos com população superior a 250 mil habitantes.

 

Os recursos disponibilizados para o Avançar Cidades – Mobilidade Urbana são de financiamento, oriundos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), conforme o previsto no Programa de Infraestrutura de Transporte e da Mobilidade Urbana (Pró-Transporte), regulamentado pela Instrução Normativa nº 27/2017.

 

A taxa nominal de juros das operações de empréstimo do Pró-Transporte é de 6% ao ano, podendo ser acrescida taxa diferencial de até 2% e taxa de risco de crédito de até 1%. O prazo para pagamento pode chegar a 20 anos, com carência de até 48 meses para o início do pagamento.

Fonte: Rádio Barriga Verde
Foto: Rádio Barriga Verde