APAE de Capinzal inicia tratamento de alunos com Equoterapia

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Capinzal, entidade  mantedora do Centro de Atendimento Especializado em Educação Especial (CAESP) Wanda Meyer iniciou na última quarta-feira, dia 02, com Centro de Equoterapia Equopassio, as sessões de equo com 09 alunos. A equoterapia, também chamada de equiterapia ou hipoterapia, é um tipo de terapia com cavalos que serve para estimular o desenvolvimento da mente e do corpo.

O projeto surgiu através da associação, e foi aprovado pelo  Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Capinzal e teve a linha de incentivo fiscal do Fundo da Infância e Adolescência (FIA) para a captação de recursos, recebendo o apoio de empresas da região. O resultado desta captação foi de R$ 130.000,00 e vai  garantir o projeto pelo período de 24 meses.

De acordo com o presidente do CMDCA, Juliano do Prado, o projeto será de grande valia à instituição e com certeza será um grande diferencial.

Ouça:

 

Segundo a presidente da associação, Maria Juçara Schmidt, neste primeiro momento, serão dois anos de sessões, e caso os alunos recebam alta, outros iniciarão o processo.

Ouça:

 

De acordo com a psicóloga Rafaela Baretta, a Equoterapia serve para complementar o tratamento de indivíduos com deficiências ou necessidades especiais, como a síndrome de Down, paralisia cerebral, derrame, esclerose múltipla, hiperatividade, autismo, crianças muito agitadas ou com dificuldade de concentração, por exemplo.

Ouça:

Fonte: Rádio Barriga Verde
Foto: Rádio Barriga Verde