Ansiedade x Pandemia: Terapeuta do CAPS de Ouro orienta como superar esta fase

Ansiedade x Pandemia: Terapeuta do CAPS de Ouro orienta como superar esta fase

Dando continuidade à série de entrevistas sobre saúde mental em parceria com as unidades do CAPS de Capinzal e Ouro, em alusão à “semana da luta antimanicomial”, o assunto de hoje é a “ansiedade x pandemia”.

Antes da pandemia, a Organização Mundial da Saúde (OMS) já apontava o Brasil como o país mais ansioso do mundo. De acordo com a terapeuta ocupacional do CAPS Microregional de Ouro, Adriane Fernandes, o isolamento social e a disseminação da Covid-19 têm provocado o aumento considerável nos casos.

A pressão das notícias diárias, aliada com a incerteza financeira acabam ocasionando surtos de ansiedade, até mesmo, em pessoas que nunca apresentaram qualquer sintoma. Com os estudos a distância e a grande carga de tarefas; a pressão do ENEM e a faculdade, a taxa de jovens que sofrem com ansiedade disparou nos últimos meses.

Segundo Adriane, uma série de simples ações podem gerar resultados positivos no seu dia-a-dia, como por exemplo, estabelecer uma rotina, desligar a televisão, conversas virtuais entre outros, ou seja, reservar um tempo para escapar da rotina pode ser um grande alívio.

Ouça:

Fonte: Rádio Barriga Verde
Foto: Ilustrativa